A pastora e vereadora Kelen Adriana (PTB-PA) é um exemplo de mulher determinada que constrói sua história em Parauapebas e reafirma o compromisso com a população. Desde que chegou ao município na década de 90, se dedica a mudar a vida das pessoas, seja pelo evangelho, trabalho social ou na política.
Família — Kelen Adriana é filha do pastor Adriano Walter de Oliveira Coelho e da pastora Ieda Maria Costa Coelho. É casada com Fernando Mesquita e mãe de Deborah Gabriella e Gabriel Silva. "Deus e minha família são a base de tudo. Eles me dão força e o apoio necessário para batalhar todos os dias por uma cidade melhor", afirma Kelen.
O Mandato — "Eu acompanhava meu pai em todos os lugares, em reuniões, nos comícios, e comecei a me interessar cada vez mais sobre os assuntos ligados ao bem-estar social. Mais do que entender como tudo funcionava, eu queria contribuir para uma sociedade melhor. Pedi direção a Deus e fui agraciada com a confiança da população", destaca Kelen Adriana.
Em 2012, Kelen Adriana se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereadora. Conquistou 802 votos, ficando na 2ª suplência de seu partido. Em 2016, lançou a candidatura novamente e foi eleita com 1.306 votos. Hoje, Kelen cumpre o 1º mandato de vereadora em Parauapebas, sendo a 2ª secretária da mesa diretora da presidência da Câmara Municipal. Já são 12 Projetos de Lei, 89 indicações e 32 emendas parlamentares.
Missão — Kelen Adriana é natural de Belém, capital do estado. Veio a Parauapebas em 1998, aos 18 anos, quando seu pai recebeu a missão de assumir uma obra missionária no município: a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). "Nosso objetivo sempre foi levar o evangelho a toda criatura, e assim fazemos até hoje. Além da palavra, nossa comunidade contribui com ações sociais para cuidar das pessoas, principalmente aquelas que mais precisam", destaca a pastora.
Influência política — Adriana mostra boa articulação política. Entre os aliados políticos, estão o deputado estadual Martinho Carmona (MDB-PA), o deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA), que em 2019, por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 697.990,00, repassou ao Poder Executivo de Parauapebas para investir na educação do município.
Em 2018, do deputado federal Josué Bengtson (PTB-PA), conseguimos emendas parlamentares de dois milhões de reais para serem investidos na saúde de Parauapebas. Destinados à compra de equipamentos hospitalares e à implantação da Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Jardim”, relembra a vereadora.
Mulher na política — Dos 15 vereadores que compõem atualmente o Poder Legislativo, 4 são mulheres. E esse número já foi bem menor. As quatro primeiras legislaturas da Câmara Municipal de Parauapebas não contaram com nenhuma. “A concepção da sociedade está mudando, e a mulher está conquistando seu espaço. Ainda há muita luta pela frente, e não pararemos. A mulher contemporânea é guerreira! Cuida da casa, dos filhos, do trabalho e pode conquistar muito mais do que pode imaginar”, diz Kelen Adriana.
Parauapebas, 32 anos — “Guiados por Deus, minha família escolheu Parauapebas para viver. Tenho a missão de ajudar a cuidar desta cidade, que completou 32 anos de história e luta do seu povo guerreiro. Continuarei fiscalizando, propondo e acompanhando as ações que contribuam com o desenvolvimento do nosso município em todas as áreas. O momento é difícil, mas continuaremos na luta. Se estivermos unidos, dias melhores virão”, afirma Kelen Adriana.