Enieles da Conceição Cruz Costa é popularmente conhecida como Irmã Sula. Nascida na cidade de Tuntum, no Maranhão, há quase duas décadas, resolveu vir a Parauapebas em busca de oportunidades de trabalho, e o município virou sua terra do coração.
De família grande e batalhadora, com 15 irmãos, é mãe de 3 filhos e avó de duas netas. Irmã Sula é agricultora familiar no acampamento União, que fica próximo à linha do trem no bairro Nova Carajás, área ocupada pelo movimento FETRAF/PA.
“Desde criança, vivi na roça, ajudando a cuidar das plantações com muito amor. Conheço o suor do esforço de quem trabalha no campo”.
Formação — Irmã Sula concluiu o ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. Fez cursos de auxiliar de enfermagem, administração de empresas e administração financeira. E tem curso superior incompleto em administração pública.
Política — Assim que completou 16 anos, logo tirou o título de eleitor e começou a se envolver com as causas sociais, participando de movimentos partidários na cidade de Zé Doca, MA.
Já em Parauapebas, em 2005, foi delegada do orçamento participativo, ajudando a construir projetos que hoje beneficiam centenas de pessoas nesta cidade.
Por Uma Parauapebas Melhor — Irmã Sula afirma que tem a capacidade de contribuir muito mais para o desenvolvimento de Parauapebas. “Acredito que todos têm o direito de viver numa cidade que ofereça oportunidade e qualidade de vida digna. Os nossos filhos precisam ter alternativas melhores do que as que tivemos para que o futuro não seja apenas um conto de fadas, mas uma realidade para todos".