Parauapebas, localizada na região sudeste do Pará, é um verdadeiro tesouro para os amantes da natureza. Com sua abundante biodiversidade e seis Unidades de Conservação, a cidade oferece atrativos para todos os gostos.
Além de seus recursos naturais impressionantes, Parauapebas também se destaca por sua excelente infraestrutura de acesso e transporte. Com um aeroporto, rodovias e uma ferrovia, a cidade é facilmente acessível para os visitantes. Seu cenário é emoldurado pela majestosa Serra dos Carajás e suas avenidas, praças e parques são adornados por milhares de ipês coloridos.
O nome Parauapebas, de origem Tupi-Guarani, significa "Rio de Águas Rasas". E, de fato, a cidade abriga uma parte significativa da Floresta Nacional de Carajás, lar de inúmeras espécies da rica flora e fauna amazônica. Parauapebas está cercada pelo mosaico de Unidades de Conservação de Carajás, que preservam cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas intocadas.
As opções de lazer em Parauapebas são diversas, com destaque para as trilhas em meio à exuberante floresta, as cachoeiras de águas cristalinas, as lagoas e a observação de aves. A cidade oferece também cavernas, algumas com vestígios arqueológicos fascinantes.
Uma das rotas disponíveis é a "Rota das Águas", que engloba lagos, estâncias e balneários, além de trilhas de degustação. O Garimpo das Pedras é um dos destaques dessa rota, que também conta com a Estância Águas de Maria, um recanto encravado na mata, e o Balneário do Joca, que combina lazer e preservação da natureza.
A "Rota Carajás" é outra opção imperdível. Com seus 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas, essa rota oferece experiências como o Parque Zoobotânico Vale, que abriga uma incrível diversidade de animais e espécies de solo, e a Trilha Lagoa da Mata, que leva os visitantes a uma lagoa sazonal cercada por uma vegetação que se assemelha a uma floresta submersa. Na Savana Metafólica e nas cavernas, é possível explorar dois biomas distintos e observar a rara Flor de Carajás, encontrada apenas nesse ambiente único. Há também a possibilidade de visitar trilhas em Águas Claras e apreciar a Pedra da Harpia, uma formação rochosa de granito que proporciona vistas deslumbrantes da floresta.
A "Rota do Búfalo" permite que os visitantes conheçam fazendas onde é possível degustar queijo e leite de búfala, colher abacaxis e aprender sobre apicultura. O Sítio Esperança, por exemplo, é uma propriedade com plantações de abacaxi, enquanto o Sítio Açaizal é conhecido por sua criação de búfalos e produção de queijos e derivados de leite de búfala, incluindo a famosa Mozzarella de Búfala, considerada a melhor do Brasil. Para completar o roteiro, o Balneário e Restaurante Fogão de Minas oferecem pratos típicos da região às margens do rio Parauapebas.
Para os interessados em mergulhar na cultura indígena, a "Rota Indígena" é uma experiência enriquecedora. Nessa rota, é possível imergir na cultura dos índios Xicrins, conhecer seus costumes, apreciar pinturas corporais, adquirir artesanato, realizar mergulhos e passeios de canoa pelo rio Cateté. Vale ressaltar que essa rota requer dois dias de viagem devido à distância da cidade, sendo necessário pernoitar. Está localizada a cerca de 360 km de Parauapebas.
Para aqueles que desejam explorar a cidade, a "Rota City Tour" oferece o Centro Mulheres de Barro, uma cooperativa que reúne artesãs locais especializadas em cerâmica. Inspiradas por artefatos cerâmicos com mais de 6 mil anos, essas artesãs criam peças contemporâneas que valorizam a cultura local de Parauapebas.
Para chegar a Parauapebas, há opções via aérea, utilizando o aeroporto localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás, ou via ferroviária, pela estrada de Ferro Carajás, que conecta Parauapebas à capital do Maranhão, São Luís, com diversas paradas ao longo do caminho. Também é possível chegar à cidade por meio das rodovias BR 155 e PA 275.
Descubra Parauapebas e se encante com suas belezas naturais, cultura vibrante e infraestrutura de qualidade. Essa cidade única no sudeste paraense espera por você!
Tags
PLUATROX CONTENTS