Ao melhor estilo Cristiano Ronaldo, Eguinaldo empatou a partida contra o Olympique de Marseille aos 48 minutos do segundo tempo — Foto: Stuart Franklin / Getty Images |
Eguinaldo salva o Shakhtar com gol nos acréscimos e imita Cristiano Ronaldo. O atacante brasileiro Eguinaldo, ex-Vasco e atualmente no Shakhtar Donetsk, foi o herói do empate por 2 a 2 contra o Olympique de Marseille, pela fase de 16 avos de final da UEFA Europa League. O jogador de 19 anos marcou um gol de cabeça nos acréscimos do segundo tempo e imitou a famosa comemoração do português Cristiano Ronaldo, arrancando aplausos dos torcedores presentes no Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha.
Eguinaldo, que veste a camisa 7 do Shakhtar, é natural de Monção, no Maranhão, e começou sua carreira na várzea. Ele foi descoberto pelo Artsul, clube de Nova Iguaçu, e depois se transferiu para o Vasco, onde se destacou na base. Em julho de 2023, ele foi contratado pelo Shakhtar Donetsk, que pagou 3 milhões de euros pelo seu passe.
O jovem atacante vem sendo um dos principais nomes do time ucraniano, que lidera o campeonato nacional com folga e busca uma vaga nas oitavas de final da Liga Europa. Ele já marcou 12 gols em 18 jogos na temporada, sendo nove no campeonato e três na competição continental.
No jogo contra o Olympique, Eguinaldo mostrou sua qualidade e oportunismo. Ele participou do primeiro gol do Shakhtar, dando uma assistência para Matvienko aos 23 minutos do segundo tempo, depois que Aubameyang havia aberto o placar para o time francês aos 19. Aos 45, Iliman Ndiaye virou o jogo para o Olympique, deixando o Shakhtar em desvantagem. Mas, aos 48, Eguinaldo apareceu na área e cabeceou para o fundo das redes, garantindo o empate heroico.
Na comemoração, ele correu para a lateral do campo, pulou e abriu os braços, imitando o gesto característico de Cristiano Ronaldo, seu ídolo no futebol. Ele também gritou “Siuuuu”, como faz o craque português. A cena foi registrada pelas câmeras e viralizou nas redes sociais, rendendo elogios e comparações ao brasileiro.
Eguinaldo disse que se inspira em Ronaldo e que sonha em jogar com ele um dia. Ele também agradeceu aos seus companheiros de equipe, ao técnico e aos torcedores pelo apoio. Ele dedicou o gol ao seu pai, que faleceu no início de 2022, e disse que está feliz no Shakhtar, mas que não descarta uma transferência para um clube maior no futuro.
O empate deixou o confronto entre Shakhtar e Olympique totalmente indefinido para o jogo de volta, que será realizado no dia 22 de fevereiro, em Marselha, na França. Quem vencer avança para as oitavas de final da Liga Europa. Em caso de novo empate, o critério de desempate será o número de gols marcados fora de casa. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis.