Os cidadãos podem baixar o aplicativo pela Apple Store ou Play Store e fazer a solicitação relatando o problema em sua rua. A maioria dos pontos com iluminação em LED são contabilizados e vêm com um código específico para ser usado na hora da ocorrência. Para se cadastrar, basta utilizar o e-mail com o CPF. A solicitação para a substituição de lâmpadas queimadas dos postes é registrada no sistema e os agentes têm um prazo de até 72 horas para solucionar o problema.
O engenheiro eletricista Erison Neves explica: “É um aplicativo utilizado em várias cidades do Brasil. A pessoa vai buscar a cidade de Parauapebas. Quando a pessoa seleciona o nosso município, já aparece o mapa da cidade. Vai aparecer uma opção para informar o problema com endereço e plaqueta, que é a identificação da luminária com o número de IP, localizado no braço da luminária. Caso não tenha essa numeração, a pessoa pode passar o endereço completo”.
O aplicativo vem sendo usado em Parauapebas desde o dia 12 de novembro de 2020 e, atualmente, atende de 10 a 11 chamadas por dia. Além do aplicativo, o atendimento à população continua em outros canais, como o número de WhatsApp: (94) 98116-3909, pela ouvidoria acessando o site da prefeitura e ainda presencialmente na rua Rio Dourado, quadra especial — sem número, no bairro Beira Rio. Todas as ocorrências são atendidas por meio de protocolo gerado.
“Chega em nosso sistema o pedido de reparo na iluminação pública. No e-mail da pessoa vai chegar um protocolo da abertura desse pedido e quando for executado vai chegar que o serviço foi feito e o problema resolvido. A gente recebe o pedido e envia para a equipe de campo e já entra na ordem de serviço daquele dia”, reforça Erison.
Com o uso do aplicativo Cidade Iluminada, a Prefeitura de Parauapebas está demonstrando seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos, garantindo que a cidade permaneça bem iluminada e segura para todos os seus habitantes.