A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tropical, situada em Parauapebas, já está com 80% do cronograma de obras concluído. Com a conclusão da primeira etapa, cerca de 43 mil habitantes serão diretamente beneficiados, garantindo a destinação adequada dos esgotos domésticos e preservando o Igarapé Lajeado e o Rio Parauapebas.
O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) está à frente deste importante projeto, que visa contribuir significativamente para a redução da proliferação de doenças e a preservação do meio ambiente. Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, enfatiza que “a ETE Tropical é uma obra crucial para melhorar a saúde e a qualidade de vida das famílias de Parauapebas”.
A ETE Tropical combina o reator UASB, uma tecnologia de tratamento biológico baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica, com o sistema de lodos ativados, considerado o mais adequado para a região. Este sistema foi projetado para minimizar a necessidade de equipamentos eletromecânicos, reduzindo assim o consumo de energia e facilitando a manutenção.
Carlos Pereira, engenheiro sanitarista do Prosap, destaca que "a estrutura da estação já está quase finalizada, faltando apenas os acabamentos na estação elevatória e a implementação da parte elétrica e hidráulica". A obra exigiu a demolição de estruturas antigas que não suportavam a nova capacidade projetada, aproveitando apenas os dois reatores UASB e o sistema de lodo da estrutura anterior.
A ETE foi dimensionada para atender inicialmente 43.815 habitantes, com uma vazão de 171 litros por segundo. Após a conclusão da segunda etapa, a capacidade aumentará para 319 litros por segundo, beneficiando uma população de 86.134 habitantes com 119 quilômetros de rede coletora de esgoto, oito estações elevatórias e mais de sete mil ligações domiciliares.
Os bairros que serão beneficiados diretamente na primeira etapa incluem Tropical, Popular 2 (Habitar Feliz), Polo Moveleiro, Minérios, Vila Nova e Novo Viver. Na segunda etapa, os bairros Jardim Canadá, Betânia, Vila Rica e Novo Horizonte também serão contemplados pelos serviços.