Convenções 2024 devem escolher 4 candidatos que irão concorrer à prefeitura de Monção

Foto: moncao.ma.gov.br

As rodas de convenções partidárias de 2024 em Monção começam neste dia 27 de julho, marcando o início de uma série de eventos que definirão os candidatos às próximas eleições municipais.


Primeira Convenção: Republicanos e Partido da Mulher Brasileira
A primeira convenção será realizada pelos partidos Republicanos e Partido da Mulher Brasileira, que trarão Veiber Luiz como pré-candidato a prefeito de Monção e Aggilson Anjos como vice-prefeito. Além disso, serão apresentados os pré-candidatos a vereadores.

Democracia Cristã (DC)
No dia 3 de agosto, a Democracia Cristã (DC) realizará sua convenção, onde Ricardo Soares de Almeida, conhecido como Dr. Ricardo, será lançado como pré-candidato a prefeito de Monção, juntamente com seus pré-candidatos a vereadores.

Duas convenções em 4 de agosto
O dia 4 de agosto será movimentado com duas importantes convenções.


Barbara Nussrala será apresentada como pré-candidata a prefeita pelo Partido Liberal (PL), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Progressistas (PP) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com Mario Cardoso, o atual vice-prefeito, como candidato a vice. Além disso, esses partidos apresentarão seus pré-candidatos a vereadores.


— Jesiel Araújo será lançado como pré-candidato a prefeito pelos partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Avante, Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido dos Trabalhadores (PT). Alcindo Muniz será o candidato a vice-prefeito, e os pré-candidatos a vereadores também serão anunciados.

O que são convenções partidárias?
As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para decidir sobre assuntos de interesse do grupo, escolher candidatos e formar coligações. Segundo o artigo 87 do Código Eleitoral, apenas os candidatos filiados a um partido político podem concorrer às eleições. As convenções devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral, conforme a Lei n° 13.165/2015, também conhecida como Lei da Reforma Política.

Durante as convenções, são sorteados os números de identificação dos candidatos. Os partidos podem manter os números utilizados em eleições anteriores, e os candidatos têm o direito de solicitar novos números ao órgão de direção de seus partidos, independentemente do sorteio.

Qual convenção será a mais impactante?
A temporada de convenções partidárias define o cenário eleitoral. Com candidatos fortes e propostas variadas, a disputa promete ser acirrada. E você, em qual convenção pretende participar? Qual delas você acha que terá o maior impacto?


Referências
— Código Eleitoral, art. 87
— Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política
— Lei n° 9.504/1997, art. 8°, § 1°, e art. 15, § 2°


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem