Você sabe quem é Gilberlan Atrox?


Gilberlan Pereira Reis
, mais conhecido como Gilberlan Atrox, é um empreendedor digital natural de Monção, Maranhão, nascido em 16 de maio de 1986, no extinto povoado de Passa Bem, mas registrado no povoado Castelo. Descendente de ancestrais negros escravizados e indígenas, ele vem de uma família de baixa renda, com pais trabalhadores rurais. Seu pai, Gilberto, ainda trabalha na roça, enquanto sua mãe, Maria Ribamar, está aposentada.

Em 2010, Gilberlan Atrox formou-se como Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para ampliar ainda mais seu conhecimento, ele está cursando graduação em Fotografia (EaD) pela UniCesumar, Tecnologia em Gestão da Segurança e Defesa Cibernética (EaD) pela UNINTER e Bacharelado em Direito (presencial) na Faculdade Anhanguera (Polo Parauapebas).

Ele começou no ramo da comunicação em 2007, em Monção, onde trabalhava em uma “bike — som” — uma bicicleta cargueira equipada com alto-falantes e outros equipamentos eletrônicos de propriedade do locutor e produtor de eventos Helmajon Santos. Em 2009, Gilberlan Atrox montou sua própria “bike — som” e começou a trabalhar por conta própria, atuando como locutor de porta de loja e, para atender às necessidades dos seus clientes, montou um estúdio para produção de áudio, onde produzia spots comerciais para divulgação de festas e eventos no município.

Em 2012, Gilberlan Atrox iniciou sua trajetória no jornalismo ao criar a Revista Atrox enquanto morava em Canaã dos Carajás. A linha editorial da revista abordava temas como política, economia, cultura, sociedade, cobertura de eventos e turismo. Em 2013, a primeira edição impressa da revista foi lançada com a capa “Parauapebas Sem Minério: Mina de Ferro de Carajás, o fim está próximo!”, sob a redação do jornalista Juno Brasil Custódio de Souza (in memoriam). A última edição impressa foi publicada em 2017, com a capa “Centro Cultural é Realidade em Parauapebas”. Além da revista, Gilberlan Atrox também tinha o Jornal Atrox, em versão impressa.

Mesmo residindo em Parauapebas, Gilberlan Atrox sempre manteve uma conexão com Monção por meio do jornalismo, publicando matérias relacionadas ao município. Com a migração para o digital e o fim da Revista Atrox e do Jornal Atrox impresso, e a dissolução da sociedade com seus sócios, ele criou o blog pluatrox.com. Esse novo veículo de comunicação e informação ampliou ainda mais sua presença em Monção e na Baixada Maranhense, com matérias e artigos voltados ao município de Monção, abordando desde assuntos da sociedade civil até questões governamentais.

O blog pluatrox.com apresenta uma variedade de conteúdos, incluindo jornalismo, fotografia, propostas de serviços, conteúdos sociais, biografias, jurídico, frases motivacionais, música, eleições, artigos e textos de contextualização.

Em 2012, Gilberlan Atrox trabalhou como locutor na campanha eleitoral de Valdemar da Pavinorte. Em seguida, atuou na TV Serra Sul, afiliada à Record TV, como editor e produtor de vídeo (VT Publicitário). Em 2015, foi Assessor de Imprensa no Gabinete da Vereadora Teca Gonçalves (Câmara Municipal de Parauapebas). De janeiro a maio de 2017, trabalhou como Chefe de Assessoria de Imprensa e Comunicação na SEMSI - Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Prefeitura Municipal de Parauapebas). De maio de 2017 a dezembro de 2020, atuou como Assessor-Adjunto na Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura de Parauapebas. De 2021 a 2023, foi assessor especial no gabinete do prefeito Darci Lermen.

Gilberlan Atrox é um comunicador digital que utiliza os meios digitais para propor mudanças em políticas públicas e sociais. Ele se sente realizado ao ajudar outras pessoas por meio de ações sociais. Para ele, um mundo mais igualitário e fraterno só será possível quando deixarmos de focar no acúmulo de riquezas e começarmos a cuidar melhor dos recursos naturais do planeta Terra e das pessoas que aqui vivem.



Através do link, você pode conferir as edições da Revista Atrox e do Jornal Atrox, que foram impressas. Clique aqui!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem