Jornalista Carlos Refribom será homenageado pela Câmara Municipal com título de Cidadão Honorário

Jornalista Carlos Refribom será homenageado pela Câmara Municipal com título de Cidadão Honorário
Jornalista Carlos Refribom será homenageado pela Câmara Municipal com título de Cidadão Honorário

A Câmara Municipal de Parauapebas vai homenagear nesta quinta-feira (5), o jornalista e empresário Edvilson Carlos da Silva, o “Carlos Refribom” com o título de cidadão honorário. A honraria é um reconhecimento ao trabalho do jornalista que, com coragem e resiliência, construiu sua vida e sua carreira a partir de experiências desafiadoras.

O projeto de Decreto Legislativo foi apresentado na Casa de Leis pelo vereador Israel Pereira, o Miquinha (PT).
Nascido em Palotina, no Paraná, Carlos Refribom se mudou para Figueirópolis, Mato Grosso, aos dois anos de idade e anos mais tarde para Vilhena, em Rondônia.

Sua infância não foi fácil; marcada pelo trabalho como vendedor de lanche e engraxate para ajudar no sustento da família. Aos 12 anos, perdeu a mãe, acontecimento que o obrigou a amadurecer muito cedo.

Aos 15 anos foi para o garimpo Rio Madeira em Porto Velho, mergulhar nas águas barrentas e escuras daquele local e depois aprendeu com o pai a consertar geladeiras e outros eletrônicos, habilidade que lhe trouxe novas oportunidades.

Em 1997, ele se mudou para Parauapebas, onde fundou uma empresa de conserto de ar-condicionado e bombas d’água, batizando-a de Refribom Refrigeração, nome que lhe rendeu o apelido pelo qual é conhecido até hoje e que adotou como sobrenome, Carlos Refribom.

No entanto, em 2000, após enfrentar dificuldades no ramo de refrigeração, Carlos decidiu buscar novos caminhos. Assim, sua trajetória o levou a se apaixonar pela comunicação ao receber a inusitada oportunidade de apresentar um programa de rádio chamado ‘A Hora do Boi’ na Rádio Nativa FM com músicas no estilo brega e sertanejo, que logo se tornou um sucesso de audiência e de faturamento.

Com o fim do programa por questões legais, Refribom que sempre teve muita habilidade com vendas, foi trabalhar no departamento comercial do então jornal impresso Correio do Pará e depois como repórter policial.

Sempre com muita vontade de alçar voos maiores, em agosto de 2004, ao lado da esposa Adrielly Silva, fundou o Carajás o Jornal, se tornando o terceiro jornal impresso presente nas ruas de Parauapebas e região. Foram longos anos de luta até a pandemia em 2020, quando o periódico parou de circular na versão impressa, porém mantendo firme presença no digital.

Casado e pai de quatro filhos, Edvilson Carlos Junior, Édipo Silva, Adrya Vitória e Ana Clara, Carlos Refribom concluiu, em 2014, uma graduação em Pedagogia e com o objetivo de firmar-se na carreira, em 2018 concluiu sua primeira pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político; e atua até hoje nesse mercado.

Em 2016, fundou a Agência Digital Carajás, dedicada ao Marketing Político e segue caminhada dupla no marketing e jornalismo. E em novembro 2023, inovou mais uma vez ao criar o Carajás Podcast, veículo de comunicação parceiro do Carajás O Jornal, que recebe todas as terças e sextas-feiras as mais diversas autoridades e personalidades para uma conversa dinâmica sobre os mais variados assuntos, desde utilidade pública, saúde e política a autodesenvolvimento e bem-estar.

Carlos Refribom é também colunista do Portal Carajás O Jornal, escrevendo principalmente sobre política.
Com o objetivo de continuar sua carreira jornalística em 2022 tornou-se membro fundador da Academia de Letras de Canaã dos Carajás (ACL) marcando sua trajetória de reconhecimento do seu trabalho na região.



Texto: Stefany Ribeiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem