Jornalista Carlos Refribom será homenageado pela Câmara Municipal com título de Cidadão Honorário |
A Câmara Municipal de Parauapebas vai homenagear nesta quinta-feira (5), o jornalista e empresário Edvilson Carlos da Silva, o “Carlos Refribom” com o título de cidadão honorário. A honraria é um reconhecimento ao trabalho do jornalista que, com coragem e resiliência, construiu sua vida e sua carreira a partir de experiências desafiadoras.
O projeto de Decreto Legislativo foi apresentado na Casa de Leis pelo vereador Israel Pereira, o Miquinha (PT).
Nascido em Palotina, no Paraná, Carlos Refribom se mudou para Figueirópolis, Mato Grosso, aos dois anos de idade e anos mais tarde para Vilhena, em Rondônia.
Sua infância não foi fácil; marcada pelo trabalho como vendedor de lanche e engraxate para ajudar no sustento da família. Aos 12 anos, perdeu a mãe, acontecimento que o obrigou a amadurecer muito cedo.
Aos 15 anos foi para o garimpo Rio Madeira em Porto Velho, mergulhar nas águas barrentas e escuras daquele local e depois aprendeu com o pai a consertar geladeiras e outros eletrônicos, habilidade que lhe trouxe novas oportunidades.
Em 1997, ele se mudou para Parauapebas, onde fundou uma empresa de conserto de ar-condicionado e bombas d’água, batizando-a de Refribom Refrigeração, nome que lhe rendeu o apelido pelo qual é conhecido até hoje e que adotou como sobrenome, Carlos Refribom.
No entanto, em 2000, após enfrentar dificuldades no ramo de refrigeração, Carlos decidiu buscar novos caminhos. Assim, sua trajetória o levou a se apaixonar pela comunicação ao receber a inusitada oportunidade de apresentar um programa de rádio chamado ‘A Hora do Boi’ na Rádio Nativa FM com músicas no estilo brega e sertanejo, que logo se tornou um sucesso de audiência e de faturamento.
Com o fim do programa por questões legais, Refribom que sempre teve muita habilidade com vendas, foi trabalhar no departamento comercial do então jornal impresso Correio do Pará e depois como repórter policial.
Sempre com muita vontade de alçar voos maiores, em agosto de 2004, ao lado da esposa Adrielly Silva, fundou o Carajás o Jornal, se tornando o terceiro jornal impresso presente nas ruas de Parauapebas e região. Foram longos anos de luta até a pandemia em 2020, quando o periódico parou de circular na versão impressa, porém mantendo firme presença no digital.
Casado e pai de quatro filhos, Edvilson Carlos Junior, Édipo Silva, Adrya Vitória e Ana Clara, Carlos Refribom concluiu, em 2014, uma graduação em Pedagogia e com o objetivo de firmar-se na carreira, em 2018 concluiu sua primeira pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político; e atua até hoje nesse mercado.
Em 2016, fundou a Agência Digital Carajás, dedicada ao Marketing Político e segue caminhada dupla no marketing e jornalismo. E em novembro 2023, inovou mais uma vez ao criar o Carajás Podcast, veículo de comunicação parceiro do Carajás O Jornal, que recebe todas as terças e sextas-feiras as mais diversas autoridades e personalidades para uma conversa dinâmica sobre os mais variados assuntos, desde utilidade pública, saúde e política a autodesenvolvimento e bem-estar.
Carlos Refribom é também colunista do Portal Carajás O Jornal, escrevendo principalmente sobre política.
Com o objetivo de continuar sua carreira jornalística em 2022 tornou-se membro fundador da Academia de Letras de Canaã dos Carajás (ACL) marcando sua trajetória de reconhecimento do seu trabalho na região.
Texto: Stefany Ribeiro.