Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Parauapebas foi palco de uma sessão solene que marcou a posse do novo prefeito, Aurélio Goiano, do vice-prefeito, Chico das Cortinas, e dos 17 vereadores eleitos para o próximo mandato de quatro anos. O evento atraiu um grande público, tanto no interior do prédio, localizado no Bairro Beira Rio, quanto do lado de fora, onde um telão foi instalado para que mais pessoas acompanhassem.
A sessão, presidida pelo vereador mais votado, Michel Carteiro, teve início com a execução dos hinos nacional, do estado do Pará e de Parauapebas. Em seguida, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador Marcelo Parcerinho, que faleceu na véspera das eleições. O Padre Hudson Rodrigues, da Paróquia Cristo Rei, também participou do evento, deixando uma mensagem de fé e esperança aos novos governantes.
“Este é um momento de acreditar naqueles que foram eleitos democraticamente. Que Deus abençoe a nossa cidade, a nossa gente e os nossos governantes”, declarou o padre, que também expressou esperança em uma Parauapebas ainda melhor.
Os vereadores eleitos fizeram o juramento e foram oficialmente empossados. O momento mais emocionante da cerimônia foi a passagem da faixa de prefeito para Aurélio Goiano, feita por seu pai, o vereador Zé da Lata. Visivelmente emocionado, Aurélio destacou a importância familiar e o peso do momento.
“Receber esta faixa das mãos do meu pai é uma honra imensa. Ele me formou e orientou, e isso será uma lembrança que levarei para sempre,” declarou o novo prefeito, comprometendo-se a fazer uma gestão diferenciada e focada na população.
Com 92.073 votos, equivalentes a 58,52% dos votos válidos, Aurélio Goiano e Chico das Cortinas foram eleitos em 6 de outubro de 2024. Chico, que já foi prefeito do município, destacou a satisfação de retornar à administração municipal, agora como vice-prefeito. “Depois de 31 anos, retorno com esperança e gratidão. Estamos prontos para trabalhar em prol de Parauapebas,” afirmou Chico.
Aurélio Goiano, conhecido por seu estilo marcante, compareceu à solenidade usando seu tradicional chapéu country e portando a bandeira do Brasil. Ele reafirmou seu compromisso com o trabalho e com a população da cidade. “A ficha ainda não caiu, e espero que não caia. Estou aqui para ser um servidor, para chegar primeiro e sair por último. Trabalharei para trazer dignidade a esse povo. Contem comigo,” afirmou o prefeito.
Encerrando a sessão, os vereadores elegeram a mesa diretora para o biênio 2025-2026. Anderson Moratório foi eleito presidente da Câmara, recebendo 16 votos. Michel Carteiro ocupará a vice-presidência, enquanto Érica Ribeiro, Graciele Brito e Zé da Lata assumem os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente. “Ser eleito presidente é uma honra e também uma grande responsabilidade”, afirmou Anderson.
Com os novos gestores oficialmente empossados, Parauapebas inicia uma nova fase com esperanças renovadas e compromissos firmados para o desenvolvimento do município.