Audiência fortalece reconhecimento dos Técnicos Agrícolas em Sergipe


Nesta quinta-feira (13 de março de 2025), o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) deu início à sua primeira missão estadual de 2025 em Sergipe. O encontro reuniu o governador Fábio Mitidieri, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Zeca Ramos da Silva, e diversas autoridades para discutir a regularização dos Técnicos Agrícolas no serviço público sergipano e outras demandas da categoria.

Entre os participantes da audiência estavam o presidente do CFTA, Mário Limberger, o assessor institucional Valdir Raupp, o senador Alessandro Vieira (MDB), Salomão Souza Floresta, conselheiro federal do CFTA e presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas de Sergipe, e Aldo de Jesus Filho, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Sergipe (Sintaese).

Regularização e fortalecimento da categoria

Durante a reunião, foi definido que a Secretaria de Agricultura do Estado tomará as medidas necessárias para regularizar a situação dos Técnicos Agrícolas vinculados à sua estrutura e aos órgãos subordinados. A regularização é uma exigência da legislação federal, uma vez que o registro no CFTA é obrigatório para o exercício pleno da profissão, garantindo a atuação como responsáveis técnicos em projetos e demais atividades do setor agropecuário.

O governador Fábio Mitidieri destacou o compromisso do Estado com a valorização das profissões e com o desenvolvimento do setor agrícola. "Seguimos trabalhando para o desenvolvimento do estado, prezando pela independência, respeito e valorização de todas as profissões", afirmou.

Compromisso com o setor rural

O presidente do CFTA, Mário Limberger, avaliou positivamente as audiências e ressaltou a abertura do governo sergipano para atender às demandas da categoria. "Ficamos muito otimistas com os resultados da audiência com o governador, da qual participaram todos os gestores estaduais ligados ao setor rural. Temos certeza de que resolveremos todas as situações para que a categoria dos Técnicos Agrícolas possa contribuir ainda mais com o agro sergipano, garantindo segurança alimentar, sustentabilidade, renda e emprego para sua população", enfatizou.

Próximos passos

Nesta sexta-feira (14), a direção do CFTA dará continuidade às tratativas, com reuniões em outros órgãos do governo estadual, na Assembleia Legislativa de Sergipe e no Senar/SE. Além disso, a missão do projeto CFTA nos Estados segue para Salvador na próxima semana, onde manterá audiências com órgãos estaduais entre os dias 17 e 19 de março, fortalecendo a articulação para garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento para os Técnicos Agrícolas.



by Gilberlan Atrox
Técnico Agrícola em Agropecuária, Jornalista e Fotógrafo Documental

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem