(Foto: Clarissa dos Santos Padilha)
Projeto Sairinhas promove educação ambiental com alunos do 4º ano de escolas municipais, por meio de parceria com a RPPN Chácara Edith
Nesta semana, os pequenos do projeto Sairinhas, em Brusque (SC), participaram de uma atividade especial de educação ambiental: uma aula prática de compostagem, realizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith. A ação é promovida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), com apoio da Secretaria de Educação, e tem o objetivo de ensinar às crianças como transformar restos de alimentos e resíduos orgânicos em adubo natural.
O projeto, iniciado em fevereiro, contempla alunos do quarto ano de quatro escolas da rede municipal: Rio Branco, Georgina Carvalho Ramos da Luz, Augusta Knorring e João Hassmann, todos no contraturno escolar.
Durante o encontro, as crianças colocaram literalmente a “mão na terra” e aprenderam, passo a passo, como fazer a compostagem, compreendendo a importância do reaproveitamento de resíduos orgânicos e a relação com o cuidado com o meio ambiente.
“A cada encontro abordamos um tema diferente. Sempre no sentido de conscientizar em relação ao cuidado e preservação do meio ambiente. Esta semana trabalhamos sobre compostagem. E é interessante porque eles podem levar a ideia para replicar em casa”, explica a educadora ambiental Sthefany Valentim, responsável pela condução das atividades.
Além da compostagem, o projeto Sairinhas também aborda temas como água, resíduos sólidos, bioma Mata Atlântica, ecocidadania, agricultura sustentável e ecoturismo, todos trabalhados por meio de vivências práticas e dinâmicas, dentro da Chácara Edith.
A iniciativa reforça o papel da educação ambiental desde a infância, incentivando atitudes sustentáveis e preparando as novas gerações para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.