![]() |
Foto: Bruno Chaves, Ascom Ufra |
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) anunciou nesta terça-feira, 1º de abril, a lista dos aprovados no Processo Seletivo Próprio (Prosel) 2025. Com mais de 8,3 mil inscritos concorrendo a 1.170 vagas, distribuídas em 43 cursos, a seleção contemplou candidatos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
O listão está disponível na página da Pró-reitoria de Ensino da Ufra, no site proen.ufra.edu.br.
Destaque para estudantes do Pará
A reitora da Ufra, professora Herdjania Veras de Lima, ressaltou a importância do Prosel na valorização dos estudantes da região. “Enquanto no Sisu candidatos de todo o Brasil podem se inscrever, no Prosel, os candidatos da nossa região são os que mais se destacam. Isso nos deixa muito felizes. Somos uma universidade que tem orgulho de levar o nome da Amazônia e formar profissionais para essa região tão rica”, afirmou.
A reitora também parabenizou os novos alunos e garantiu que eles serão bem acolhidos pela comunidade acadêmica. “Que todos os alunos que estão ingressando neste ano na Rural da Amazônia possam usufruir ao máximo do conhecimento que lhes será passado pelo nosso corpo docente”, completou.
Os melhores desempenhos e cursos mais concorridos
Entre os 10 primeiros colocados no Prosel 2025, oito ingressaram no curso de Medicina Veterinária, mas a maior nota geral foi do curso de Sistemas de Informação, ambos do campus Belém. Os primeiros colocados foram:
- Antonio Pedro Lisboa Russo - Sistemas de Informação (Belém)
- Lucas José Costa Souza - Medicina Veterinária (Belém)
- Evelyn Delgado Neves - Medicina Veterinária (Belém)
- Flávio Alves Pereira - Medicina Veterinária (Belém)
- Clara Sthefany Pereira Felizardo - Medicina Veterinária (Belém)
- Yasmin Rocha Sá - Medicina Veterinária (Belém)
- Verônica Myrna Cordeiro Reis - Medicina Veterinária (Belém)
- Enzo Vinícius Mattar de Oliveira - Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (Belém)
- Sophia Marcella Costa Lucena - Medicina Veterinária (Belém)
- Natalia Silva dos Santos - Medicina Veterinária (Belém)
O curso mais concorrido foi Pedagogia, com 36,6 candidatos por vaga, seguido por Medicina Veterinária (32,7 candidatos/vaga) e Bacharelado em Ciências Biológicas (24,5 candidatos/vaga). Todos pertencem ao campus Belém.
Distribuição de vagas e matrícula
A Ufra ofertou 2.290 vagas em 2025, divididas entre o Sisu (1.120 vagas) e o Prosel (1.170 vagas). O novo curso de Gestão do Agronegócio teve todas as vagas oferecidas exclusivamente pelo Prosel.
Nos campi de Belém e Tomé-Açu, todas as vagas foram preenchidas. No entanto, em Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Capanema, algumas vagas em oito cursos ainda estão disponíveis. No total, 1.117 vagas foram ocupadas no Prosel deste ano.
Os aprovados devem ficar atentos ao prazo de matrícula, que vai de 1º a 8 de abril. Todo o processo será realizado online pelo Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) da Ufra. A lista dos documentos obrigatórios está disponível no site da Proen.
As atividades acadêmicas para os ingressantes do Prosel e do Sisu terão início em 19 de maio, exceto para os cursos de Enfermagem (Parauapebas) e Letras - Língua Portuguesa (Tomé-Açu), que começam no segundo semestre.